Luísa Ducla Soares


Luísa Ducla Soares é uma autora muito famosa. Nasceu a 20 de Julho de 1939 em Lisboa. Licenciou-se em Filologia Germânica, e começou por trabalhar como tradutora, consultora literária e jornalista. Ao longo da sua vida, desenvolveu várias outras actividades: foi directora da revista «Vida», adjunta do Gabinete do Ministro da Educação, e colaborou em diversos jornais, como o «Diário Popular» e revistas, como a «Rua Sésamo».
Contudo, destacou-se principalmente como autora de literatura para crianças e jovens. O seu primeiro livro de poesia é de 1970, e seguiram-se mais de 50 outras obras infantis e juvenis. Muitas delas estão traduzidas em várias línguas, incluindo francês, catalão, basco e galego. Escreveu também guiões televisivos e poemas para canções. É responsável por um «site» da Presidente da República para os mais novos.
A sua obra foi distinguida com dois prémios importantes: «Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro de literatura infantil do biénio 1984-1985» e «Grande Prémio Calouste Gulbenkian» em 1996.
Actualmente, para além de continuar a escrever e publicar os seus livros, trabalha também na Biblioteca Nacional.

Alice Lopes (5.º A)

    Maria Luísa Bliebernicht Ducal Soares de Sottomayor Cardia, nascida a 20 de Julho de 1939 em Lisboa, licenciou-se em Filosofia Germânica. Os seus primeiros empregos foram como tradutora, consultora literária e jornalista, trabalhando agora na Biblioteca Nacional.
    Recusou, em 1973, o prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, por motivos políticos. Recebeu o prémio Calouste Gulbenkian e, dez anos depois, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian. Em 2004 foi nomeada para o prémio Hans Christian Andersen.
    Era ainda muito nova quando começou a escrita de narrativas. Começou a inventar histórias para o irmão. A autora diz: “Escrevo por amor, raiva e indignação, por vezes.” Esta autora é merecedora de distinção, tendo escrito mais de cinquenta livros.

“Sites” consultados:

Inês Martins (5.º A) 



         Nasceu em 20 de Julho de 1939 e dedicou-se à tradução, à consultoria e ao jornalismo, tendo sido directora da revista de uma divulgação cultural.
         Licenciou-se em Filologia Germânica e alcançou notoriedade na Biblioteca Nacional, onde iniciou a sua actividade, realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal. Colaborou, também, com diversos jornais e revistas.
         Já publicou mais de 80 obras para crianças e jovens. Recebeu o prémio Calouste Gulbenkian para melhor livro o biénio 1984 - 1985 por “6 Histórias de Encantar”. Em 2004 foi selecionada como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.

“sites” pesquisados: 

Inês Pereira (5.º B)



     Luísa Ducla Soares nasceu a 20 de Julho de 1939 em Lisboa. É formada em Filologia Germânica.
     A sua primeira actividade profissional foi como tradutora, consultora literária e jornalista. Desde 1979 trabalha na Biblioteca Nacional, realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal, tendo organizado muitas exposições. Na literatura de crianças e jovens publicou mais de 80 obras. Luísa Ducla Soares tem escrito guiões televisivos, fez muitos sites de internet e realizou para o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, para o Ministério da Educação e para a Fundação Gulbenkian selecções de obras da literatura infantil nacional e internacional. Os seus vários poemas foram musicados num CD intitulado 25 por ser feito com 25 canções e se integrar na comemoração dos 25 anos da Revolução de 25 de Abril. Nas escolas e bibliotecas incentiva regularmente acções de leitura.
     Luísa Ducla Soares recebeu vários prémios, entre os quais o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-1985 por “6 Histórias de Encantar”, e obteve o galardão do Grande Prémio Calouste Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra em 1996.
     No entanto, recusou em 1973, por motivos políticos, o Grande Prémio de Literatura Infantil.
     Foi, ainda, seleccionada em 2004 como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.

Obras principais:
“A Cigarra e a Formiga”;
“ A Menina do Capuchinho Vermelho no Século XXI”;
“Poemas da Mentira e da Verdade”;
“O Soldado João”;
“O Ratinho Marinheiro”;
“Os Ovos Misteriosos”;
“A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca”;
“A Carochinha e o João Ratão”…

“ Sites” Consultados:

Cláudia Neves (5º C)


Sem comentários:

Enviar um comentário