Maria Alberta Menéres


    O nome completo de Maria Alberta Menéres é Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres. Nasceu em Agosto de 1930 em Vila Nova de Gaia.
    Dedicou-se à escrita de contos, teatro, novelas, prosa, poesia e adaptação de clássicos. Também foi professora e dedicou-se muito aos alunos.
     Ficou conhecida com o seu primeiro livro ”O Intervalo”. Mais tarde participou e dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Radiotelevisão Portuguesa e também foi directora da Revista Bis.
    Teve vários prémios, como o “Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças” e o “Prémio Especial de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura”.
        Escreveu vários livros como “À Beira do Lago dos Encantos”, “Água-Memória” e muitos outros livros que também são famosos.


Raquel Cavadinha (5º A)




     Nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Universidade Clássica de Lisboa.
     Foi professora do secundário e tradutora, participou no Diário de Notícias, Cadernos do Meio-dia, Diário Popular, Távola Redonda e foi chefe do departamento de programas infantis e juvenis na RTP.
     Tornou-se famosa com a sua primeira obra, “Intervalo”, de 1952, e foi premiada em 1960 com o livro “Água-Memória”, no Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
     Mais tarde, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, com Ernesto de Melo e Castro, seu marido. Dedicou grande parte da sua obra à literatura infanto-juvenil. Publicou mais de 70 livros e destacou-se com a obra “Ulisses”, um “best-seller” com cerca de 35 edições e mais de 600 mil exemplares vendidos.

"sites" consultados:
http://www.infopedia.pt/$maria-alberta-meneres
http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_lminf_detalhe&id=56
http://www.wook.pt/authors/detail/id/129
http://www.asa.pt/autores/autor.php?id_autor=205
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=72
http://www.prof2000.pt/users/dfpinto/meneres/meneres.htm

Catarina Dias Rodrigues (5.º B)

Sem comentários:

Enviar um comentário