José Jorge Letria

José Jorge Letria nasceu em Cascais no ano de 1951. Este autor estudou Direito, História e História de Arte, sendo pós-graduado em Jornalismo.
Foi jornalista, poeta, dramaturgo, ficcionista e autor de obras para crianças e jovens. Ainda foi membro do PCP (Partido Comunista Português) e do PS (Partido Socialista). Teve muitas outras actividades e antes do 25 de Abril foi um dos nomes mais destacados da canção da resistência.
O seu livro para crianças ”O Homem que Tinha uma Árvore na Cabeça” integrou em 2002 a lista “Books and Reading for Intercultural Education”, da União Europeia. Em 2009 recebeu o Prémio Manuel de Arriaga.
Está representado em várias antologias poéticas em Portugal e tem uma vasta lista de 19 prémios muito importantes no nosso país.

Referências:


Afonso Godinho (5.º A)


    José Jorge Letria nasceu a 8 de Julho de 1951. Este famoso autor estudou Direito, História e História de Arte na Universidade de Lisboa. Foi jornalista desde 1970 até Dezembro de 2003. Começou por colaborar nos suplementos do Diário de Lisboa e iniciou o seu caminho político no PCP em 1972.

    É um escritor muito premiado: recebeu o Prémio Garrett, o Prémio Internacional Unesco, o Prémio Gulbenkian, o Prémio Ferreira de Castro e até mesmo o Grande Prémio Garrett. Duas das grandes obras que publicou foram “O Fantasma da Obra” e o “ O Homem que Tinha uma Árvore na Cabeça”. Sobre o 25 Abril publicou, em 1999, o livro “Uma Noite Fez-se Abril”. Os seus livros estão traduzidos em castelhano, francês, japonês, russo, inglês, italiano, coreano, húngaro, romeno, búlgaro e checo.

"Sites" consultados:

Sem comentários:

Enviar um comentário