Alice Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1943. Entrou na Faculdade de Letras e licenciou-se em Germânicas. No ano de 1958 iniciou no “Suplemento Juvenil” a sua colaboração. Dedicou-se ao Jornalismo profissional desde o ano de 1969, no “Diário de Lisboa”. Em 1983 recebeu o prémio Calouste Gulbenkian com o livro “Este Rei que eu Escolhi” e em 1994 ganhou o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da sua obra. Foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY como candidata portuguesa ao prémio Hans Christian Andersen.
Também participou em programas de televisão. Actualmente trabalha para jornais e revistas.
Publicou na Caminho três dezenas de livros. É considerada uma das melhores autoras portuguesas.
"Sites" consultados:
http://alicevieira.net/biografia/biografia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_Vieira
Inês Teixeira (5.º A)
Alice Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1943. Em 1958 começou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa. Em 1959 dedicou-se ao Jornalismo, trabalhando primeiro no Diário Popular e, logo de seguida, no Diário de Noticias, onde coordenou outro suplemento chamado O Catraio. Também colaborou num programa de televisão chamado Jornalinho.
Desafiada pelos filhos, Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca, escreveu “Rosa, Minha Irmã Rosa”, o primeiro livro para a infância e juventude.
Também desafiada pelo seu marido, concorreu ao prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, em 1980. Recebendo o prémio, Alice Vieira continuou a escrita de obras dedicadas aos mais jovens. Em 1981 procurou temas para alguns dos seus livros na História de Portugal. Entretanto, a autora publicou em 1964 um livro de poemas intitulado “De Estarmos Vivos” e, em 1977, o volume de contos “Um Nome para Setembro”, destinado a adultos, literatura que só viria a continuar na década de noventa.
Alice Vieira é umas das escritoras portuguesas mais traduzidas e divulgadas no estrangeiro. Várias obras suas fazem parte da selecção de obras importantes para crianças e jovens elaborada pela Biblioteca Juvenil internacional de Munique.
Algumas das suas obras:
1979 - Rosa, Minha Irmã Rosa
1979 - Paulina ao Piano
1980 - Lote 12, 2º frente
1981 - A Espada do Rei Afonso
1982 - Chocolate à Chuva
1983 - Este Rei que eu Escolhi
1984 - Graças e Desgraças na corte de El Rei Tadinho
Ana Catarina Santos (5.º A)
Sem comentários:
Enviar um comentário